Traduzir

Rádio Graciosa


27 fevereiro 2008

Primeira tese de doutoramento no hospital de Ponta Delgada afirma diversidade genética dos açorianos.

Os açorianos são uma população aberta, com diversidade genética elevada e baixa consanguinidade, fruto da miscigenação dos fundadores de origens diversificadas.
A afirmação é sustentada nas conclusões da primeira tese de doutoramento na Unidade de Genética e Patologia Moleculares do Hospital Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, concluída este mês.
O trabalho, desenvolvido sob orientação da investigadora Luísa Mota Vieira e intitulado “Characterization of the structure of the Azorian populacion”, garantiu à bióloga Cláudia Castelo Branco o doutoramento pela Universidade de Lisboa no ramo de Bioquímica, especialidade de Genética Molecular.
As pesquisas para a tese, que se prolongaram por quatro anos, contaram com a colaboração do Serviço de Hematologia do hospital de Ponta Delgada, da Direcção Regional de Saúde, de vários centros de saúde dos Açores e do Hospital da Horta.Os dados que comporta este trabalho contribuem, igualmente, para melhorar o conhecimento da actualidade e compreender o futuro, visto que “o fundo genético e o ambiente influenciam e o tipo e a distribuição das doenças na população açoriana”.

Twitter Facebook Favorites More