Traduzir

Rádio Graciosa


14 fevereiro 2008

Montanha do Pico tem 48 guias credenciados.

O presidente do Governo Regional, Carlos César, presidiu no Museu do Vinho, na vila da Madalena, à cerimónia de entrega de credenciais aos 48 guias da Montanha do Pico.
Durante a cerimónia, a secretária regional do Ambiente e do Mar sublinhou que a certificação dos guias vai traduzir-se numa maior segurança, quer para as pessoas quer para a preservação da Natureza, nas escaladas àquele que é o ponto mais alto de Portugal.
Segundo referiu Ana Paula Marques, a formação dos guias, que incidiu em áreas como as ciências da natureza, climatologia, meteorologia e noções básicas de orientação e de socorrismo, são ainda garantia de “um profissionalismo muito interessante” neste sector.
A secretária regional disse ainda que, face ao crescente número de escalas à Montanha do Pico, é de esperar que, num futuro próximo, a actividade de guia se transforme numa “actividade económica importante”.
É preciso não esquecer que, dentro de alguns meses, as escaladas ao cimo do Pico vão poder contar, também, com o apoio da Casa da Montanha, uma infra-estrutura importante cuja construção está a ser ultimada por iniciativa do Governo, adiantou Ana Paula Marques.A governante revelou igualmente na ocasião que a Secretaria do Ambiente e do Mar já está a trabalhar na organização de um curso com vista a formar guias para a Paisagem Protegida da Vinha do Pico, cuja extensão atinge quase os três mil hectares.

Twitter Facebook Favorites More