Traduzir

Rádio Graciosa


15 fevereiro 2008

Mais de 15% dos Graciosenses já utilizam o Cartão do Cidadão.

Passado um ano sobre o lançamento do primeiro Cartão do Cidadão do país, emitido na ilha do Faial, o Governo Regional considerou hoje uma “aposta ganha” o projecto pioneiro levado a cabo pela Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).
Falando na cerimónia que assinalou a efeméride num Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) de Angra do Heroísmo, ao vice-presidente (VP) do Executivo disse tratar-se de um documento “em que todos os açorianos confiam” e que permitiu “transformar a Administração Pública Regional numa administração mais moderna, eficaz, jovem e de maior qualidade, facilitando a vida de todos”.
Até à presente data já foram emitidos mais de 28 mil cartões de cidadão nos Açores, o que corresponde a 91% do total de documentos emitidos no País, indicou Sérgio Ávila.
Um total de 12% dos açorianos já utiliza o Cartão do Cidadão como documento de identificação, valor que na ilha do Faial já representa 30% do total da população ali residente, ultrapassando os 20% nas ilhas do Corvo, Pico e Flores e os 15% nas ilhas da Graciosa e São Jorge.
O sucesso da iniciativa deve-se ao facto de ter deixado de existir “margem para o distanciamento que até aqui caracterizava a relação entre utentes e administração”, tendo sido, para o efeito, estabelecido um novo e alargado horário de funcionamento ajustado às necessidades dos utentes, abertos à hora do almoço, em horário pós-laboral e aos fins-de-semana, considerou.Em 2007, os Postos da RIAC registaram mais de 104 mil atendimentos, com uma média de 8.687 atendimentos por mês, números que em Janeiro atingiram um recorde de atendimentos: 11.885, ou seja, um aumento de 3. 190 em comparação com os dados de Janeiro de 2007.

Twitter Facebook Favorites More