Traduzir

Rádio Graciosa


14 fevereiro 2008

Governo financia recuperação de bote baleeiro da Graciosa.

O Governo dos Açores vai financiar a recuperação de nove botes baleeiros das ilhas do Faial (4), Pico (3), São Jorge (1) e Graciosa (1), num investimento de cerca de 344 mil euros, integrado no projecto Baleiaçor.
Os contratos para a recuperação dessas embarcações foram hoje celebrados no Museu dos Baleeiros, na ilha do Pico, numa cerimónia presidida pelo presidente do Governo, Carlos César.
Os botes a recuperar pelos mestres construtores navais João Silveira Tavares (5) e Manuel Monteiro Machado (4), ambos com estaleiro no Pico, pertencem aos clubes navais de Santa Cruz das Ribeiras (Pico), da Ilha Graciosa e de Velas (São Jorge), ao Clube Náutico das Lajes do Pico e às juntas de freguesia de São Mateus (Pico) e de Castelo Branco, Feteira, Capelo e Angústias, todas do Faial.
Na ocasião, foi também assinado um protocolo de cedência da lancha baleeira Rosa Maria ao Clube Náutico das Lajes do Pico.
Apesar de terem uma forte tradição baleeira, os Açores foram das primeiras regiões a cumprirem a moratória da Comissão Baleeira Internacional que instituiu a proibição da caça comercial da baleia, a qual vigora em Portugal desde 1986.

Twitter Facebook Favorites More