Traduzir

Rádio Graciosa


07 fevereiro 2008

Governo dos Açores representado no III Congresso Mundial das Reservas da Biosfera.

O director regional do Ambiente representa o Governo dos Açores no III Congresso Mundial das Reservas da Biosfera, que se iniciou ontem em Madrid, prolongando-se até sábado.
No congresso da capital espanhola, Frederico Cardigos procurará divulgar as duas reservas da biosfera classificadas na nossa Região - Graciosa e Corvo – e retirar ensinamentos sobre a gestão para a dinamização de cada uma das duas ilhas.
O director regional vai defender, também, em sede de sessões estratégicas, as abordagens mais adequadas, do ponto de vista do Governo, à condição específica dos Açores.
A classificação das ilhas Graciosa e Corvo, está integrada num pacote de 23 novas reservas da biosfera, aprovadas pelo Beureau do Conselho Internacional de Coordenação do Programa da UNESCO «O Homem e a Biosfera», que esteve reunido em Paris, em Setembro de 2007. Da responsabilidade da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a rede mundial de Reservas da Biosfera inclui zonas classificadas em todos os continentes, como o Pantanal e a Amazónia (Brasil), Yellowstone e Deserto Mojave (EUA), Monte Olympus (Grécia) e o delta do Rio Vermelho (Vietname).
O estatuto constituiu uma «mais valia» para a Graciosa e Corvo, dado que permitirá reorientar as decisões ao nível da gestão, compatibilizando a preservação da biodiversidade com a presença humana.
O Governo açoriano esteve a trabalhar neste processo desde 2005, mas só em Abril de 2007 apresentou a candidatura oficial de duas das nove ilhas à Rede Mundial de Reservas da Biosfera.
O Corvo, a ilha mais pequena do arquipélago açoriano, tem cerca de quatro centenas de habitantes, enquanto que a Graciosa, localizada no Grupo Central dos Açores, possui cerca de quatro mil e setecentas pessoas.
A classificação de uma zona como Reserva da Biosfera tem como principal função a defesa e protecção da biodiversidade, o desenvolvimento sustentado e o conhecimento científico.
Uma classificação que a Graciosa já possui há cerca de 5 meses, mas ainda não se conhece quais serão as primeiras medidas que resultarão do facto da nossa ilha ter esta classificação.
Recorde-se que as Reservas da Biosfera são ecossistemas terrestres e costeiros onde se promovem soluções de conciliação da Natureza e da biodiversidade com o seu uso sustentável por parte do Homem. As Reservas da Biosfera formam uma rede internacional de “laboratórios vivos” de gestão do solo, da água e da biodiversidade.
Os Açores estão na vanguarda nacional da preocupação com a Natureza, um estatuto que aliás é essencial para a boa imagem dos Açores nas suas grandes mais-valias económicas que são os produtos agrícolas e o turismo.

Twitter Facebook Favorites More