
O secretário regional da Habitação e Equipamentos, assinou a semana passada em Ponta Delgada, um protocolo de cooperação com as universidades de Lisboa e Porto, com vista à instalação de novas estações de Global Navigation Satellite System (GNSS) em quatro ilhas do arquipélago – Graciosa, S. Jorge, Pico, e Santa Maria.Na ocasião, José Contente, realçou a importância da entrada em funcionamento desses equipamentos para a densificação de uma Rede de Estações Global Navigation Satellite System (GNSS) Permanentes em todo o arquipélago cujo acesso vai ser disponibilizado a todo o tipo de utilizadores desta tecnologia.
O secretário regional com a tutela das comunicações realçou, ainda, a dimensão do investimento do Governo para este projecto, um montante de 200 mil euros, para além dos 150 mil relativos a contratos de manutenção do software, da formação e da consultadoria.
José Contente sublinhou que, actualmente, já existem dois equipamentos em S. Miguel (Furnas e Ponta Delgada), um na Terceira e outro no Faial, indicando estar prevista também uma estação para cobertura das ilhas das Flores e Corvo.
Isso significa que, até ao final do ano, a Região estará totalmente integrada nesta rede, referiu, considerando que a rede GNSS constitui assim, uma aposta do Governo dos Açores cuja utilização permite, rentabilizar os equipamentos de GPS, melhorar a investigação na área da Geodinâmica e beneficiar o desempenho da Protecção Civil.



terça-feira, fevereiro 26, 2008
Rádio Graciosa