Traduzir

Rádio Graciosa


21 fevereiro 2008

Deputado José Ávila dissertou na ALRAA sobre os resultados da política desportiva.

Na cidade da Horta, decorre desde Terça-feira o plenário de Fevereiro da Assembleia Legislativa Regional dos Açores.
Na sessão da tarde de ontem, o deputado Graciosense pelo PS, José Ávila, subiu à tribuna para debruçar-se sobre os resultados na política desportiva na Região Autónoma dos Açores, recorrendo a dados divulgados recentemente pela Direcção Regional do Desporto, aos quais procedeu a uma análise.
Na sua intervenção o deputado socialista referiu que nos Açores em 2006 “registam-se, nas 39 modalidades desportivas com prática federada, 20.045 atletas, número que representa um recorde, prevendo-se, mesmo assim, novo aumento para 2007. Seguindo as lógicas demográficas S. Miguel só por si regista 41,2% desse total, seguida da Terceira com 29,2% e Pico com 10,3%. Com valores mais modestos temos o Faial com 7,6%, Santa Maria com 5,2%, S. Jorge com 3,1%, Graciosa com 2,1% e por fim as Flores com 1,3%.
Na sua dissertação, José Ávila referiu que a taxa de federados na Região é de 8,3%, mais do dobro da taxa do Continente, havendo grandes disparidades entre as ilhas, sendo que Santa Maria surge destacada com a maior taxa de federados com um valor de 18,8%, seguida pelo Pico com 14%, Terceira com 10,5%, Faial com 10,1%, Graciosa com 8,7%, S. Jorge com 6,5%, Flores e S. Miguel com 6,3%.
Outros dados apresentados pelo deputado graciosense indicam que, o total de treinadores em actividade na Região ascende a 805. A maior parte desempenha funções no Futebol, seguindo-se o voleibol e basquetebol e destes treinadores apenas 16,1% são do sexo feminino.
O total de árbitros em actividade foi de 980 e apenas 265 (27%) são do sexo feminino.
O desporto escolar também foi tema no discurso de José Ávila, tendo destacado o aumento da participação das escolas da Região nos Jogos Desportivos Escolares com o número de alunos envolvidos.
Sobre o programa Açores Activos, o deputado Graciosense frisou a importância das campanhas publicitárias, as sessões públicas de informação e o envolvimento dos serviços de saúde, que aconteceram em todas as ilhas, dado que “tem vindo a chamar à atenção dos problemas provocados pelo sedentarismo e deram um novo sentido a esta preocupação.”
A terminar a sua intervenção, José Ávila referiu que “a execução das políticas desportivas, bem consolidada pela intervenção eficiente nos escalões de formação, pelo aumento da oferta a partir das escolas e a valorização constante do enquadramento técnico, faz-nos acreditar que estamos no caminho certo, rumo a mais e melhor desporto e, em última análise, a mais e melhor saúde”, e citamos.

Twitter Facebook Favorites More