Traduzir

Rádio Graciosa


20 fevereiro 2008

Congresso de Economia da Graciosa inicia-se amanhã.

O Congresso de Economia da Graciosa começa amanhã e decorre até 26 de Fevereiro, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, sob o tema “a Ilha Graciosa e os desafios do desenvolvimento no século XXI”.
Na Quinta-feira à tarde está prevista a recepção dos congressistas vindos do continente e outras ilhas do arquipélago, que vão chegar à Graciosa pelas 14h30, seguindo-se uma recepção oferecida pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, José Aguiar e pelo presidente da Associação Cultural Festa Redonda, José Manuel Cunha.
Seguidamente proceder-se-á a uma visita guiada às 9 exposições de escultura do Festival Festa Redonda, patentes ao público em Santa Cruz, conduzida pelo escultor Hélder Carvalho.
Depois do jantar, o Director do Museu, Jorge Cunha efectuará uma visita guiada ao Museu da Graciosa.
Na Sexta-feira, a sessão de abertura será às 9h30, seguindo-se a primeira palestra do Congresso, intitulada “Breve caracterização sócio-económica e cultural”, por Jorge Cunha. Ainda na manhã deste dia Luís Henrique Silva apresentará a palestra sobre “a realidade do sector agro-pecuário na Graciosa” seguindo-se “O associativismo na produção”, exposto por Luís Soares.
No período da tarde decorrerão três palestras, nomeadamente “Perspectivas para o futuro do sector comercial na Graciosa”, proferida por Carlos Brum, “A importância do sector das pescas na micro-economia da Graciosa”, exposta por João Ataíde e a ultima palestra “sobre os transportes marítimos e aéreos e os problemas no escoamento do pescado, proferida por Valentino Benjamim.
No Sábado, as palestras serão sobre o empreendedorismo, o turismo nas ilhas de coesão, o turismo rural na ilha Graciosa, a cargo de Aldino Melo e os desafios do futuro nas várias áreas da economia por Luís Vasco Gregório.
A última palestra do Congresso será sobre agricultura, com João Picanço a falar sobre a Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa e as culturas da vinha e vinho na ilha. Finalmente sobre as culturas da Graciosa, vinho, alho e meloa, irá debruçar-se Hélder Bettencourt.
A sessão de encerramento está marcada para as 17h45.
À noite haverá espaço para a cultura, com actuação de folclore e pelas 23 horas concerto de punk-rock, com a Banda Fitacola.
No Domingo os congressistas aproveitarão para fazer uma visita guiada pela ilha e na cultura será exibido pelas 21h30, a peça de teatro de Rui Neto.
Este evento contará nos últimos dois dias com a presença de Arnaldo Machado, Director Regional de Apoio à Coesão Económica, em representação do Governo Regional dos Açores.
O evento reunirá 30 pessoas do continente, mas este número será de quase 50 pessoas, com empresários vindos de outras ilhas.

Twitter Facebook Favorites More