O Governo dos Açores está a promover sessões públicas de debate em todas as ilhas sobre a estratégia da União Europeia a favor das Regiões Ultraperiféricas.Na Graciosa, o evento realizou-se na passada sexta-feira, no Salão do Graciosa Futebol Clube.O evento contou com a presença do Director Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, dr. Rodrigo Oliveira, para a recolha de contributos e opiniões da população Graciosense.As sessões, estão a percorrer todas as ilhas do arquipélago por iniciativa do Gabinete do Secretário Regional da Presidência e inserem-se nos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito da preparação do Parecer da Região sobre o documento da Comissão, sendo a participação aberta a todos os interessados.A Rádio Graciosa falou com Rodrigo Oliveira e segundo o que nos disse o principal objectivo destas sessões é realmente ouvir as opiniões e pareceres da população em geral acerca de questões importantes para o nosso futuro.
Segundo este director a comissão europeia considera três eixos fundamentais para o nosso desenvolvimento, que são a questão do défice das acessibilidades, a competitividade das nossas empresas e economia, e a questão de inserção regional do nosso arquipélago como aproximal da europa.
Rodrigo Oliveira ainda acrescentou que também existem quatro grandes áreas temáticas em relação a estes três eixos que são, as alterações climáticas e demográficas, o papel da agricultura e o papel da política marítima no desenvolvimento das regiões.
Segundo Rodrigo Oliveira espera-se que o relatório do Governo Regional esteja concluído no fim do mês de Fevereiro. No mês de Março será realizado um trabalho em conjunto com as outras regiões ultraperiféricas para a preparação de um documento comum que será apresentado até ao fim de Março.
Já em Maio vai ser realizado um seminário em Bruxelas em que será debatido e feito um balanço final deste processo de consulta que foi lançado pela comissão europeia.
Rodrigo Oliveira terminou dizendo que antes do final de 2008 a comissão europeia vai apresentar um documento final de balanço acerca deste processo.
Os objectivos desta iniciativa é permitir que qualquer pessoa ou qualquer entidade tenha a possibilidade de contribuir para a discussão do documento, de forma a construir uma posição regional que será, posteriormente, transmitida à Comissão Europeia.



segunda-feira, fevereiro 11, 2008
Rádio Graciosa