A Associação Cultural Moinhos Selvagens, é a mais jovem associação da Graciosa.
Constituída nos últimos dias de 2007, é composta por 12 elementos e tem como objectivos principais valorizar a cultura graciosense e criar actividades culturais e recreativas que dinamizem a ilha.
A primeira iniciativa é já no próximo Domingo, com um concurso de fantasias de grupo, no âmbito do desfile de fantasias.
Segundo Sofia Costa, da Associação Cultural Moinhos Selvagens, trata-se de tentar preservar a tradição cultural, promover o convívio entre as pessoas, incentivar a criatividade, a imaginação e o espirito de associativismo entre a comunidade.
Para este efeito foi convidado um júri, constituído por 7 individualidades que estão ligadas às quatro freguesias da ilha e diversas artes, desde o ensino, música e artes.
As 22 fantasias que vão desfilar serão analisadas pelo júri, no âmbito de 4 critérios, com um valor de 0 a 5, no máximo de 20 valores no total.
As áreas que serão analisadas pelo júri serão, a elaboração e construção das fantasias, alegria e animação do grupo, coreografia e enquadramento musical.
No final será atribuído um prémio simbólico à fantasia vencedora de cada escalão.
Primeira iniciativa da Associação Cultural Moinhos Selvagens, que está já a pensar em outras actividades a desenvolver.