Traduzir

Rádio Graciosa


24 janeiro 2008

Serviços de fisioterapia, radiologia e análises deverão receber novos técnicos contratados.

O Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, em especial, os seus serviços de radiologia, fisioterapia e análises foram um dos assuntos de destaque do debate sobre saúde na Rádio Graciosa, com o deputado Luís Henrique Silva e o presidente do conselho de administração, o médico Hélder Baptista.
Questionado sobre contratações a fazer nesta áreas do Centro de Saúde, Hélder Baptista referiu que desde que haja probabilidades de fixar pessoas na ilha e que centro de saúde tenha benefícios económicos, serão contratados novos técnicos.
No caso da radiologia, Hélder Baptista afirmou que aguarda luz verde do governo, para iniciar o concurso para radiologista, devendo também ser aberto concurso para fisioterapia e técnico de análises.
Medidas defendidas na Rádio Graciosa, por Hélder Baptista, que anunciou também uma série de estudos, que vão efectuar à população Graciosense.
O deputado Luís Henrique Silva disse entender que quando se fala na saúde nunca se deve ter em conta “proveitos económicos”.
No nosso arquipélago, os cuidados de saúde devem ser prestados como um dever do Serviço Regional de Saúde e foi mais longe, dizendo que para a área da saúde o Secretário Domingos Cunha anuncia que o Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa não está congestionado por problemas económicos, pois existe reforço de verbas para a saúde e para se prestar cuidados.
Segundo Luís Henrique Silva, todas as áreas do Centro de Saúde estão descontentes, até mesmo na área administrativa, dando como exemplo até algumas saídas de funcionários.
Sobre os longos períodos de espera para uma consulta de especialidade, Luís Henrique Silva mostrou o descontentamento que impera nos utentes, alguns a serem mesmo forçados a mudar de médico, quando eram seguidos há muitos anos por determinado médico especialista.
Segundo Luís Henrique Silva, existem situações que tem que ser acauteladas e não deixar acontecer situações de pessoas que regressaram à Graciosa, depois de viagem à Terceira, por não terem dinheiro para pagar os 75 euros de uma consulta num consultório particular, quando deveriam ser atendidos no hospital da Terceira.
Hélder Baptista admitiu a alteração na psicologia, e disse ser lamentável com o que acontece na cardiologia, assuntos que foram motivo de uma exposição ao Hospital da Terceira.
O director clinico disse ainda não entender porque é que o Hospital da Terceira não consegue dar resposta, quando os hospitais de S. Miguel e Faial fazem-no.
Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa com problemas entre o Conselho de Administração e os enfermeiros, faz com que a população fique apreensiva, e espere que o assunto seja ultrapassado o mais rapidamente possível.

Twitter Facebook Favorites More