Traduzir

Rádio Graciosa


29 janeiro 2008

Planeamento familiar e saúde materna e infantil em alta nos Açores.

Os cuidados assegurados antes, durante e depois da gravidez, através das consultas de planeamento familiar, de saúde materna e de saúde infantil, além dos prestados no âmbito da pediatria estão em crescimento nos Açores, segundo anunciou, em Angra do Heroísmo, o secretário regional dos Assuntos Sociais.
Falando na sessão de abertura do programa “Bebés e Família – Música para Bebés e Massagem Infantil”, que decorreu naquela cidade, Domingos Cunha revelou que, de 2005 para 2006, aumentaram em 10,91% as consultas de planeamento familiar realizadas nos Centros/Unidades de Saúde de Ilha, e em 17,15%, nos Hospitais.
O acompanhamento em saúde materna e a vigilância em saúde infantil cresceram também nos últimos anos, especialmente no último caso, em que foram realizadas, em 2006, 34 374 consultas, o que representa um aumento de 6,24%, face ao ano anterior.
O governante destacou, face às actividades e temáticas programadas, a preocupação “em discutir e debater assuntos relativos à relação entre pais e filhos, tal como a importância de trazer a debate outras áreas de relacionamento complementar, de conciliação e reforço dos afectos, como no caso presente – a música para bebés e a massagem infantil”.
Considerou igualmente importante o interesse por temáticas “tão pertinentes para os primeiros momentos da vida da criança, como seja os cuidados com o recém-nascido, o aleitamento materno e a relação e interacção mãe-bébé, e o contributo que daí advém para a saúde e bem-estar de ambos”, entre outros aspectos.

Twitter Facebook Favorites More