
Esses equipamentos, cuja compra se enquadra na execução do programa de informatização educativa “Escolas Digitais”, destinam-se estabelecimentos escolares do 1.º ciclo, estando previstos outros investimentos ao nível dos restantes níveis de ensino.
A medida visa melhorar a acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação e a sua generalização através da redução do número de alunos por computador no arquipélago.
Actualmente, esse rácio está nos sete alunos por computador, valor bem diferente daquele que se verificava quanto o programa arrancou, há cerca de dois anos - 24 alunos por computador.
O “escolas Digitais”, desenvolvido numa parceria entre a Direcção Regional da Educação, a Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, a Escola Secundária Antero de Quental (Fundo Escolar) e todas as escolas açorianas envolvidas, regista já um investimento global de cerca de três milhões de euros na aquisição de equipamento informático.
O objectivo é atingir os três alunos por cada computador até 2010, segundo as orientações estabelecidas pelo Plano Tecnológico da Educação como meta comunitária.
Além destas infra-estruturas potenciadas pelo investimento feito no seu funcionamento em rede, o acesso wireless está actualmente disponível em todas as escolas secundárias dos Açores, pretendendo o Governo Regional generalizar a Internet sem fios ao restante parque escolar.
Criado ao abrigo do Despacho de 17 de Janeiro de 2006, o programa “Escolas Digitais” visa a criação e disponibilização de estruturas tecnológicas de suporte informático com vista à promoção da Sociedade da Informação e do Conhecimento.