Traduzir

Rádio Graciosa


23 janeiro 2008

Hospitais açorianos aumentam produtividade como entidades públicas empresariais (EPE).

A transformação dos três hospitais dos Açores em entidades públicas empresariais (EPE’s) traduziu-se no aumento da sua produtividade e eficiência.
A conclusão saiu da reunião que o secretário regional dos Assuntos Sociais (SRAS) manteve hoje, em Angra do Heroísmo, com os conselhos de administração dos hospitais da Terceira, Faial e S. Miguel.
Desde que, no último ano, alteraram o seu estatuto jurídico, passando a entidades públicas empresariais (EPE’s), as unidades hospitalares do Serviço Regional de Saúde (SRS) registam um balanço positivo, assegurou Domingos Cunha.
Segundo revelou também, a SRAS está a avaliar os procedimentos de contratualização de pessoal ao abrigo dos códigos colectivos de trabalho em vigor, tendo em conta a necessidade de, salvaguardando as especificidades de cada unidade orgânica, se criarem e darem “orientações de uniformidade da contratualização que deverá ser feita pelos três hospitais”.
Por outro lado, houve uma diminuição do número das idas às urgências e um acréscimo na deslocação dos médicos especialistas às ilhas que não dispõem de infra-estruturas hospitalares, bem como do número de doentes observados evitando, por esta via, a deslocação de pacientes, indicou.

Twitter Facebook Favorites More