
As sessões, que se realizam em todas as ilhas do arquipélago por iniciativa do Gabinete do Secretário Regional da Presidência, inserem-se nos trabalhos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito da preparação do Parecer da Região sobre o documento da Comissão, sendo a participação aberta a todos os interessados.
Este ciclo de conferências/debate segue-se à audição, em Dezembro, pelo secretário regional da Presidência, de representantes de todos os parceiros sociais que se relacionam directamente com as temáticas comunitárias e de dirigentes dos partidos políticos em actividade no arquipélago.
Os objectivos do Governo dos Açores, explicou Vasco Cordeiro, são os de “permitir que qualquer pessoa ou qualquer entidade tenha a possibilidade de contribuir para a discussão do documento, de forma a construir uma posição regional que será, posteriormente, transmitida à Comissão Europeia”.
A Comunicação da Comissão foi apresentada no passado mês de Setembro e destina-se a recolher contributos concretos que possam servir de referência para a definição do futuro da estratégia referente às regiões ultraperiféricas da União Europeia.
Durante o processo de debate da Comunicação, que está actualmente a decorrer, são analisados temas como o desafio das alterações climáticas, evolução demográfica e dos fluxos migratórios, importância da agricultura nas regiões ultraperiféricas e papel das regiões ultraperiféricas na política marítima da União Europeia.
No dia 7 de Fevereiro será realizada uma sessão agendada para o Salão do Graciosa Futebol Clube, a partir das 21 horas.