
Foi aliás no âmbito das suas recentes intervenções visando as DST's e a educação afectivo-sexual, que a JSD da cidade-património visitou o Centro de Adictologia de Angra do Heroísmo, tendo os seus dirigentes sido recebidos pelos responsáveis daquele organismo.
Segundo puderam aferir, há um claro "aumento" na procura do teste do HIV, "que é gratuito naquele estabelecimento", assim como se confirma um número "crescente" de casos positivos da patologia. Uma situação que, referiu Luís Carneiro, "nos preocupa, cumprindo-nos informar que se encontram disponíveis gratuitamente naquele centro, preservativos, bem como o teste de gravidez".
Também directamente relacionadas estão as questões ligadas às toxicodependência, área em que a JSD quis registar "o bom trabalho realizado por aquela instituição" na vertente dos tratamentos. Segundo os jovens laranja a desintoxicação "preenche" uma primeira fase do tratamento, mas é necessário sempre "prevenir" para que se atinja posteriormente "uma estabilização social e a desejada reorganização familiar".
Também a componente psicológica se mostra "de extrema importância para o sucesso dos tratamentos", pelo que a JSD "não compreende" como pode um aspecto tão relevante estar "dependente" do voluntariado realizado por uma psicóloga, "desde há dois anos", com o pedido de orçamentação para que se junte ao grupo de trabalho a ser "sucessivamente rejeitado" pelas entidades competentes.