Traduzir

Rádio Graciosa


07 novembro 2007

O moderno projecto da ampliação do Museu da Graciosa, foi ontem apresentado




Cultura, Arte, Futuro e Inovação, são conceitos que definem o Projecto de Ampliação do Museu da Graciosa.
O projecto de remodelação do Museu da Graciosa foi ontem apresentado aos graciosenses, uma cerimónia que contou com a presença de Vasco Pereira da Costa, Director Regional da Cultura.
Trata-se de um projecto que marca a diferença entre o edifico existente e o anexo a criar, que constituirá um marco deste século, virando o Museu da o centro da Vila de Santa Cruz.
Serão construídos três volumes que se ligam entre si, formando um todo, criando um jardim central e pátio, espaço de lazer com alusão à vinha.
O Museu da Graciosa passará dos actuais 336 metros quadrados, para uma área de 549 metros quadrados. O Museu passa também a constituir grande parte daquele quarteirão, sendo que a entrada ficará virada para o Largo Conde Simas e toda a infra-estrutura do Museu constituirá também alçada da Travessa do Roberto.
Esta obra, que custará 872 mil euros terá um prazo de execução de 12 meses, sendo lançado concurso já no próximo mês de Janeiro e 2009 será o ano em que o espaço começará a funcionar.
O próximo ano será de viragem para o Museu da Graciosa, numa altura em que comemora os 25 anos da sua existência, que segundo o seu director Jorge Cunha, nos quais aquela instituição tem tido um papel importante para a ilha.
O director do Museu da Graciosa falou ainda da necessidade das obras ontem apresentadas, visto que existiam várias lacunas no museu que serão agora colmatadas.
Vasco Pereira da Costa, Director Regional da Cultura, falou do investimento no Museu da Graciosa, como sendo parte das politicas de desenvolvimento das ilhas açoreanas.
Em todas as ilhas dos Açores estão a ser feitos investimentos na área da Cultura
O objectivo deste projecto é criar atractivos para que a maior diversidade de pessoas vá ao Museu da Graciosa.
Uma mudança nos conceitos de museu é o que se espera deste projecto, que deverá não só proporcionar um espaço de qualidade aos nossos visitantes, mas também aproximar os graciosenses do museu da sua ilha.

Museu da Graciosa, uma instituição que passará a ter uma sede moderna que corresponderá a todos os desafios de futuro.

Twitter Facebook Favorites More