Traduzir

Rádio Graciosa


23 novembro 2007

Domingo é o Dia Internacional Contra a Violência das Mulheres.


No dia em que se assinala a violência exercida contra as mulheres, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), recorda que o fenómeno da violência doméstica contra as mulheres, abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos. Os seus agressores também provêm de diferentes origens e estratos sociais e económicos.
A APAV assinala o 25 de Novembro de 2007 com um anúncio concebido mecenaticamente pela agência J. Walter Thompson, alertando que durante toda a sua vida uma em cada cinco mulheres europeias é vítima de acto/s de violência.
Durante 2006 a APAV contabilizou, na sua rede nacional de 15 Gabinetes de Apoio à Vítima e 2 Casas de Abrigo, cerca de 13.600 crimes praticados no âmbito da violência doméstica (maus tratos físicos e psíquicos; ameaças; coação; difamação e injúrias; violação e outros crimes sexuais; subtracção de menores; violação da obrigação de alimentos; homicídio e outros). Em 2006, segundo os dados da APAV, 112 mulheres foram vítimas de violência doméstica por dia e recorreram ao apoio da APAV. Aos dados das organizações não governamentais há que juntar os dados dos crimes de violência doméstica reportados às autoridades.
A tendência dos dados estatísticos da APAV para o 1.º semestre de 2007 revela um aumento da procura de apoio por parte das vítimas de violência doméstica (cerca de 10 %).
O crime de maus tratos é um dos principais crimes indicadores de violência doméstica no anterior Código Penal, vigente até há pouco, registou um aumento de mais de 30 % de participações às autoridades policiais durante o ano de 2006, segundo o relatório anual de segurança interna de 2006 (Gabinete Coordenador de Segurança e Ministério da Administração Interna).

Twitter Facebook Favorites More