Na passada Quarta-feira comemorou-se mais um Dia Mundial da Diabetes, matéria que foi destaque na Rádio Graciosa com entrevista a Vasco Rodrigues, médico do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa.A celebração do Dia Mundial da Diabetes, tem como finalidade primária chamar a atenção das entidades oficiais, dos profissionais de saúde, da comunicação social e da comunidade em geral para a problemática da Diabetes Mellitus.
A campanha do Dia Mundial da Diabetes, cujo tema este ano é a Diabetes na Criança e no Adolescente, tem como objectivo chamar a atenção para o crescimento do número de casos de diabetes em crianças e adolescentes.
Na Graciosa existem menos de 10 pessoas com a diabetes tipo 1, a mais frequente em crianças, já em relação à diabetes tipo 2, são cerca de 450 os graciosenses que possuem esta doença.
Sobre a possibilidade de existirem graciosenses diabéticos que ainda não estão diagnosticados, Vasco Rodrigues refere de que ao contrário do que acxontece no continente, os graciosenses tem acesso fácil ao seu médico, por isso cerca de 98% estão diagnosticados.
São vários os sintomas de alerta para esta doença, como por exemplo muita frequência em urinar e sensação de fome, mesmo depois de comer.
Uma vida calma sem stress, com prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada pode retardar muito anos o aparecimento da diabetes. São atitudes que vão trazer muitos benefícios a quem as pratica, e são essenciais à prevenção de um leque variado de doenças.
Na próxima terça-feira, Vasco Rodrigues e a sua equipa realizam, no centro Cultural, a partir das 20h30, uma sessão de esclarecimento sobre a diabetes, pé diabético, exercício físico e alimentação saudável.
O objectivo é focar os aspectos que mais se verificam ao nível dos diabéticos da Graciosa e a sua realidade.



sexta-feira, novembro 16, 2007
Rádio Graciosa