O Governo Regional dos Açores efectuou durante esta semana a visita estatutária à Ilha do Pico.Ontem à tarde foi emitido o comunicado sobre o Conselho de Governo, realizado durante a visita estatutária aquela ilha do Grupo Central, tendo decidido aprovar a Regulamentação do Subsistema de Apoio ao Desenvolvimento da Qualidade e Inovação, integrado no Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento Regional dos Açores, designado por SIDER.
Com este Decreto Regulamentar, o Governo define os critérios de apreciação e de atribuição de incentivos a investimentos em áreas como a da certificação da qualidade de produtos ou de sistemas de gestão, a aquisição de equipamentos de inspecção e medição da qualidade, e projectos de benchmarking.
Na área da Inovação, os apoios públicos serão direccionados para investimentos que, através de uma aposta no desenvolvimento tecnológico, reforcem a competitividade e produtividade da economia regional.
É o caso, nomeadamente, dos investimentos no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, em planos de inovação de processos produtivos ou na criação de estruturas empresariais de investigação e desenvolvimento tecnológico.
Estes investimentos têm um apoio através de um subsídio não reembolsável com uma taxa base de 50 % nas ilhas Graciosa, Santa Maria, S. Jorge, Flores e Corvo e de 40 por cento nas restantes ilhas.
Para além disso, acrescem ainda majorações, por exemplo, no caso do projecto envolver parcerias entre empresas e Instituições de Investigação e Desenvolvimento, projectos-piloto com soluções tecnologicamente inovadoras ou promotoras da eficiência energética.



sexta-feira, outubro 26, 2007
Rádio Graciosa