Traduzir

Rádio Graciosa


31 outubro 2007

Sala de partos no Pico é “leviandade e inconsciência”

O Líder Parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, considerou na manhã de terça-feira, no plenário da Assembleia Regional, que é “leviano e inconsciente querer fazer uma maternidade/sala de partos na ilha do Pico”, como foi recentemente anunciado pelo Governo Regional.
Artur Lima foi mais longe e disse que o anúncio político é “a asneira do regime, a barbaridade do regime”, solicitando ao Secretário Regional dos Assuntos Sociais que explicasse “quais as condições que existem para fazer um bloco de partos no âmbito do processo de construção do novo Centro de Saúde da Madalena”. Para tal, não obteve resposta governamental.
“É de uma inconsciência total, clínica, científica e social, dizer o que o Governo disse no Pico. O Sr. Secretário da Saúde não sabe quais são as condições mínimas para a criação de um bloco de partos? Esta sala de partos vai ficar como está actualmente o bloco operatório do Centro de Saúde de São Roque: fechado, por falta de cirurgião”, afirmou.
Especificando, o deputado do CDS-PP frisou que “é pura demagogia, tendo em vista as próximas Eleições Regionais o que foi anunciado, porque depois do edifício feito não haverá o mínimo de condições técnicas e humanas para o manter em funcionamento”.
“Fiquem os picoenses sabendo que depois das próximas eleições nunca mais ninguém vai falar desta sala de partos. Pessoalmente teria muito gosto em ver os picoenses nascer na sua ilha, mas preocupantemente vejo que a leviandade da medida anunciada poderá levar a que os picoenses passem a morrer na sala de partos do Pico, por falta de condições técnicas e humanas”, salientou o deputado Lima.
Por outro lado, o Líder Parlamentar do CDS-PP criticou severamente outro anúncio que definiu como “demagogo”: de que serão construidpos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, barcos-ambulância para transporte de doentes entre o Pico e o Faial.

Twitter Facebook Favorites More