Ponta Delgada recebe, de 25 a 26 de Outubro, o I Congresso Internacional do Atum dos Açores, uma iniciativa patrocinada pelo Governo e organizada, conjuntamente, pela empresa açoriana de lotas, Lotaçor, SA., e Associação Nacional de Fabricantes de Conservas de Pescado e Marisco, ANFACO.Os tunídeos constituem, actualmente, o principal elemento do sector transformador de pescado a nível mundial, estimando-se que representem 55 por cento da produção de conservas, tanto em volume como em valor.
O fórum agendado para Ponta Delgada tem por objectivo servir de ponto de encontro e de troca de experiências para os agentes intervenientes na captura, transformação e comercialização do atum a nível mundial, fomentando a análise e debate acerca da situação actual e das suas perspectivas futuras.
No congresso serão debatidas temáticas relacionadas com a aquicultura do atum, a sustentabilidade da pesca dos tunídeos, os mercados a nível mundial e as novas tecnologias para a pesca.
Durante o encontro serão apresentadas novos protótipos de maquinaria para a indústria transformadora e debatidos o futuro das pescarias de tunideos nas Regiões Ultraperiféricas da Macaronésia e a importância do desenvolvimento de novos produtos no mercado mundial.
Em análise estará, também, a situação actual e perspectivas futuras do atum nos Açores, da frota atuneira congeladora comunitária e do atum enquanto recurso no Atlântico



segunda-feira, outubro 01, 2007
Rádio Graciosa