Traduzir

Rádio Graciosa


22 outubro 2007

Inaugurada a primeira central de triagem de resíduos urbanos dos Açores.

O presidente do Governo dos Açores anunciou, que o Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA) será apreciado ainda este mês em Conselho de Governo, com o que “a Região ficará dotada de um instrumento jurídico de gestão territorial, assegurando o cumprimento das respectivas directrizes comunitárias, adaptado às especificidades regionais e garantindo a eficiência ambiental e a coesão territorial”.
Carlos César fez o anúncio no decorrer da inauguração, a que presidiu, da Central de Triagem de Resíduos Urbanos do Município da Horta, a primeira unidade do género a ser construída nos Açores.
Congratulando-se com a evolução registada no tratamento de resíduos, o presidente do Governo destacou o ganho substancial para a qualidade ambiental dos Açores e revelou que só neste ano, e até à presente data, foram exportadas 818 toneladas de pneus usados e 715 toneladas de óleos usados.
Centros de Triagem e Processamento nas ilhas do Corvo, Flores, Faial, São Jorge, Pico, Graciosa e Santa Maria, bem como Centros de Tratamento Mecânico em S. Miguel e na Terceira, foram também anunciados pelo presidente do Governo, no âmbito da abertura ao sector privado de oportunidades de investimento na gestão de resíduos.
Carlos César disse ainda que na Terceira e em São Miguel poderão ser construídos Centros de Valorização Energética, enquanto as ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria terão Centros de Valorização Orgânica por Compostagem a jusante da recolha selectiva que os municípios terão de dinamizar.
O grande desafio – finalizou – “será, por um lado, evitar o desperdício de recursos e, por outro, gerir bem os nossos resíduos. Gerir bem é, primeiro, reduzir a produção de resíduos, segundo, reutilizar o possível e, terceiro, reciclar todo o resto. Chegaremos lá!”.

Twitter Facebook Favorites More