Traduzir

Rádio Graciosa


15 outubro 2007

Apoio à pessoa com necessidades especiais é prioridade do Governo

O apoio à pessoa com necessidades especiais constitui uma das primeiras prioridades do Governo dos Açores no âmbito da sua politica social, garantiu, hoje, o secretário regional dos Assuntos Sociais, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) para deficientes da Associação Cristã da Mocidade na ilha Terceira.
Domingos Cunha sublinhou que o executivo açoriano pretende com este investimento, de quatro milhões de euros, promover a plena integração da pessoa com necessidades especiais na comunidade.
O apoio do Governo à construção do novo CAO, com capacidade prevista para 50 utentes, traduz a sua preocupação “em criar respostas sociais que potenciem o aconselhamento e a orientação permanente do individuo e da família, favorecendo a sua autonomia pessoal”, considerou.
O secretário regional dos Assuntos Sociais anunciou, também, que o Governo vai criar três lares de residência para pessoas com necessidades especiais visando dar uma resposta às listas de espera existentes – dois em São Miguel e um na Terceira.
Domingos Cunha salientou que o Governo pretende garantir, ao cidadão portador de deficiência, o acesso às novas tecnologias, ao desporto, ao turismo social, ao emprego apoiado, à segurança e subsistência após a morte dos cuidadores directos, à habitação adaptada e ao apoio psico-emocional.
Com esse objectivo, vai continuar a apostar na melhoria da rede de serviços e equipamentos de apoio à pessoa com necessidades especiais, indicou.

Twitter Facebook Favorites More