
O euro-deputado Paulo Casaca esteve este fim de semana na Graciosa, para promover 2007- Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.Sob o lema “por uma sociedade justa” a União Europeia escolheu 2007 para o ano da igualdade de oportunidades, porque nas “nossas diferenças está a nossa força”. Um dos potenciais mais preciosos da Europa é a grande diversidade dos seus povos, sendo que a discriminação é ilegal e errada. Muitas pessoas não têm na Europa o tratamento justo a que têm direito, devido a preconceitos e estereótipos por cauda de sexo, raça, etnia, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual.
A discriminação tem efeitos devastadores para todos a quem afecta directamente e tem ainda um custo elevado, tanto para a economia dos países, como para a Europa no geral.
Com vista a debater estes assuntos, a Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa convocou uma sessão extraordinária.
Paulo Casaca ficou satisfeito com a iniciativa da Assembleia Municipal, reunião da qual disse terem saído todos mais conscientes da importância da igualdade de oportunidades na sociedade.
Este tipo de iniciativas tem estado a percorrer vários concelhos açoreanos, onde Paulo Casaca disse que o assunto foi bem aceite, daí estar satisfeito.
Francisco Valadão, adjunto do Secretário dos Assuntos Sociais, participou no encontro com vista a divulgar a acção do Governo Regional no âmbito desta comemoração em 2007.
Em Novembro vai-se realizar um congresso regional sobre a igualdade de oportunidades, no que será uma das várias iniciativas a realizar até final do ano, em que o objectivo é promoção de igualdade de oportunidades. A mudança de mentalidades são segundo Francisco Valadão o grande passo que tem que ser dado, pois só a criação de leis não é suficiente.
Luís Reis, presidente da Assembleia Municipal, destacou da reunião extraordinária apenas aspectos positivos, num encontro a que os deputados municipais aderiram.
Sobre todas as intervenções proferidas, disse que foram despoletadas questões sobre problemas que muitas estão perto de nós e não os vemos convenientemente.A moção aprovada pela Assembleia Municipal foi com o intuito que a comemoração deste ano não passe despercebida na Graciosa.



segunda-feira, setembro 24, 2007
Rádio Graciosa