Traduzir

Rádio Graciosa


28 setembro 2007

III Congresso Regional da Carne dos Açores vai realizar-se em Santa Maria.

As questões relacionadas com a fileira da Carne vão estar em debate em Santa Maria, entre os dias 3 e 7 de Outubro, no III Congresso Regional da Carne dos Açores, onde vão marcar presença cerca de 400 agricultores, técnicos e especialistas.Para Noé Rodrigues, esta iniciativa constituirá “uma boa oportunidade para se fazer uma análise da evolução do sector na Região, para se identificarem as novas oportunidades de afirmação nos mercados e para projectar e orientar a produção de carne para novos processos a nível organizacional”, ao nível do reforço das parcerias entre os produtores, transformadores e comerciantes.
Da Graciosa vão participar neste evento um total de 16 pessoas, todas elas dirigentes associativos, agricultores e técnicos dos serviços agrícolas desta ilha.Sobre este III Congresso Regional da Carne dos Açores, a Rádio Graciosa falou com Luís Henrique Silva, presidente da Associação de Agricultores da Graciosa, que afirmou ir para este congresso com as melhores expectativas. Os agricultores esperam ficar a conhecer melhor as actuais exigências do mercado, para que a carne consiga atingir um preço que faça com que o negócio seja rentável aos agricultores.
A instabilidade do preço da carne é segundo Luís Henrique Silva, o grande problema que os agricultores desta área enfrentam, para além da Graciosa ser uma ilha muito sazonal em termos de forragens. Apesar de todas estas condicionantes, existem explorações na Graciosa onde se produz carne com qualidade, de tal nível que poderá fazer concorrência com a de qualquer outra ilha do arquipélago.
Ainda sobre este congresso, a Rádio Graciosa falou com João Mendonça, presidente da Associação de Jovens Agricultores da Graciosa, que referiu que os agricultores partem sempre para este tipo de evento com as melhores expectativas, pois falam-se de assuntos muito importantes, que no entanto nem sempre passam à prática.
A partir desta altura do ano começa em força a saída de gado de carne da Graciosa, no entanto existe um problema que é o facto dos produtores de carne IGP, terem de á sua custa colocar o gado no Pico para ser abatido, visto o Matadouro da Graciosa não ter condições para tal. O presidente da Associação de Jovens Agricultores defendeu mais uma vez que a exportação deve ser feita em carcaça, através de contentores de frio.
O III Congresso Regional da Carne dos Açores decorre no auditório do Cinema do Aeroporto de Santa Maria, entre os dias 3 e 7 de Outubro.

Twitter Facebook Favorites More