Traduzir

Rádio Graciosa


06 junho 2007

PP Açores questiona governo regional sobre atraso na construção do Porto de Pescas da Graciosa

O Porto de Pescas da Graciosa, obra que ainda não foi concluída, foi assunto de um requerimento do PP Açores ao Governo regional, para que dê algumas explicações sobre o atraso na conclusão da obra.
Depois da denúncia relativa ao atraso na conclusão da nova lota de Ponta Delgada, o líder parlamentar do CDS-PP Açores, Artur Lima, quer saber agora o que se passa com as obras de construção do Porto de Pescas da Praia de São Mateus.
Num requerimento enviado, ontem à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o deputado popular lembra que "a obra de construção do Porto de Pescas da Praia da Graciosa, foi lançada no início de Maio de 2004, com um prazo de execução de 14 meses, num montante global de 3,6 milhões de euros".
Passados já quase três anos, para além dos prazos estabelecidos inicialmente pelo Governo Regional, o parlamentar democrata-cristão questiona "porque motivos tem sido sucessivamente atrasada a conclusão das obras de construção do Porto de Pescas da Praia?", pretendendo ainda apurar se na base dos atrasos possam estar "alterações ao Projecto Inicial".
Considerando que o sector das Pescas é, "ainda, um dos principais pilares da Economia açoriana, empregando por todo o arquipélago muitas centenas de pessoas", Artur Lima não deixou passar em claro mais um anúncio governamental de atraso, uma vez que, "no passado mês de Maio, em declarações públicas o sub-secretário regional das Pescas afirmou que o dito porto de pescas só ficará concluído em 2008 e com um custo superior a quatro milhões de euros".
Face ao exposto, o popular lança mais duas dúvidas: "O que falta fazer para que as obras sejam dadas por terminadas e a infraestrutura colocada, na sua plenitude, ao serviço da classe piscatória da ilha?" e "Quais os factores que levaram à sobrevalorização do orçamento inicialmente anunciado pelo Governo Regional?"
Com este requerimento, Lima quer também ficar a saber, em pormenor, "que valências terão os pescadores locais, após a conclusão das obras?", pois, recorda, "aos trabalhadores do sector das Pescas devem ser proporcionadas pela Administração Regional as melhores condições de trabalho".
Por fim, o deputado do CDS-PP Açores, pergunta se "foi realizado algum estudo sobre as potencialidades da localização desta infraestrutura na sua viabilidade e mais-valia para o sector?".
Questões pertinentes sobre o Porto de Pescas da Graciosa, obra que muitas criticas já recebeu por diversas entidades e personalidades da ilha, devido á demora na sua conclusão.

Twitter Facebook Favorites More