O Governo Regional anunciou a abertura do concurso público para a obra do Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, na Graciosa.Um investimento orçado em cerca de 357 mil euros e que visa a criação de instalações definitivas de apoio à visita da furna, ex-libris turístico e ambiental da nossa ilha.
Segundo informações avançadas pela Presidência do Governo Regional dos Açores, o imóvel vai desenvolver-se em dois pisos – o inferior reservado a arrecadação de apoio e instalações sanitárias e o superior, a área de foyer, controlo dos visitantes e da qualidade do ar no interior da furna, bem como a instalações sanitárias para deficientes e a toda a área reservada à divulgação, sensibilização e observação da paisagem.
Este centro vai permitir; controlar e disciplinar os acessos àquela área protegida, fornecer informação adequada aos visitantes e facilitar a compreensão das características do local a que chamamos de Caldeira.
Com este moderno edifício, os visitantes poderão observar do terraço, em plataforma projectada sobre a furna, os rasgos na superfície e apreciar, parcialmente, a beleza do local.
Pedra irregular em muros e paramentos exteriores, madeira no deck e soalho interior, contraplacado marítimo envernizado em lambrins e armários, reboco liso e gesso cartonado pintado a branco em paredes e tectos, cabinas, aço inox despolido em caixilharias e guardas, cobertura em cobre escurecido, são alguns dos materiais a utilizar nesta intervenção e com os quais se procura garantir um ambiente agradável e uma fácil manutenção.



segunda-feira, junho 04, 2007
Rádio Graciosa