Hoje, dia 5 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.Em biologia, sobretudo na ecologia, o meio ambiente incluí todos os factores que afectam directamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo - chamados fatores abióticos - e os seres vivos que coabitam no mesmo biótopo. Meio ambiente é o conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres vivos e as coisas em geral. Os constituintes do meio ambiente compreendem clima, iluminação, pressão, teor de oxigênio, condições de alimentação, modo de vida em sociedade e para o homem, educação, companhia, etc.
Na Graciosa, é a Ecoteca da Graciosa quem promove actividades durante todo o ano para chamar à atenção para a preservação de todos estes constituintes do ambiente.
Desde a passada Sexta-feira, tem sido realizadas uma série de actividades por aquela entidade, sendo que hoje, Dia Mundial do Ambiente, decorrerá uma campanha de rua sobre resíduos.
A Ecoteca da Graciosa, em colaboração com as escolas básicas de Luz, Praia e Guadalupe, organiza durante o dia de hoje, uma campanha porta-a-porta de recolha de pilhas, tinteiros informáticos e radiografias velhas nas freguesias das escolas envolvidas. O material recolhido será encaminhado para os centros de reciclagem e para a Agência Médica Internacional (AMI), organização que utiliza as receitas da reciclagem de radiografias para a prestação de ajuda médica voluntária às populações vitimas de guerra ou de catástrofes naturais a nível ambiental.
A população graciosense é o público alvo desta iniciativa, já que existem hábitos que tem que ser mudados e que prejudicam não só o meio-ambiente, como também causam má impressão a quem nos visita.
Deitar um papel ou entulho em qualquer lugar da ilha, ou mesmo a alguns metros de um balde do lixo, são atitudes que os graciosenses tem que mudar, por isso os resíduos são o sub-tema das comemorações deste ano na Graciosa.
As crianças participam muito nas actividades da Ecoteca da Graciosa, o que para Lurdes Cunha se justifica com o facto de alerta-los o mais cedo possível, para que quando cresçam tenham atitudes diferentes dos adultos de hoje.
Integrada nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, será inaugurada uma exposição no Museu da Graciosa do fotógrafo Jorge Góis, intitulada " Visões Subterrâneas", que estará patente até ao final do mês de Junho.
O Dia Mundial do Ambiente, vai ser ainda celebrado até ao final do ano lectivo, com a actividade "Detectives da Natureza", que pretende ajudar os jovens a conhecer a flora e fauna da sua ilha.
Iniciativas da Ecoteca da Graciosa contaram, durante o primeiro semestre de 2007, com a participação de mais de mil e quinhentas pessoas.



terça-feira, junho 05, 2007
Rádio Graciosa