Traduzir

Rádio Graciosa


18 junho 2007

Campanha de sensibilização para a prática de actividade física fomentada na Graciosa pelo programa Açores Activos com Rosa Mota

A Graciosa recebeu, durante dois dias, a visita da atleta olímpica Rosa Mota, que veio promover a prática de actividade física, no âmbito do programa Açores Activos, da responsabilidade da Direcção Regional do Desporto.
Convívios com crianças, entrega de prémios e caminhadas, fizeram parte das actividades apadrinhadas por Rosa Mota, sendo o colóquio, "Exercício Físico, Saúde e... Bem-Estar", que decorreu na noite de Sexta-feira, na Biblioteca Municipal, o ponto mais alto das actividades.
Nesta sessão, que contou uma boa afluência dos graciosenses, falaram-se dos benefícios da actividade física e das doenças a que pode levar o sedentarismo.
Euclides Carquejo, Coordenador do Serviço de Desporto da Graciosa, falou da implementação do programa Açores Activos na Graciosa, confirmando um aumento para 5 núcleos em funcionamento, sendo um deles informal, que proporcionam actividade a mais de 100 pessoas.
O Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, que se associou ao evento, esteve representado pelo seu director cliníco, Dr.Helder Baptista, a quem coube falar das doenças que podem surgir de maus estilos de vida.
Hipertensão, diabetes, stress, obesidade e enfartes do miorcárdio, são algumas das doenças que podem ser evitados com a prática de actividade física e estilos de vida saudáveis.
Rui Santos, Director Regional do Desporto, falou dos dados de estudos realizados nos últimos 6 anos, que revelaram elevados índices de sedentarismo, excesso de peso e obesidade na população açoreana, motivos que levaram à necessidade de criar o programa Açores Activos, destinado á população adulta.
Nos Açores, 37,7% da população tem excesso de peso e 17,7% são obesos, dados que se situam acima da média nacional, já para não falar do facto de metade dos açoreanos não pratica qualquer exercício físico.
Os dados respeitantes a esta realidade na Graciosa, são ainda piores do que a média do arquipélago, em especial na população cuja idade é superior aos 26 anos. Uma situação que para Rui Santos "é preocupante", referindo ainda, que quem é obeso durante criança e jovem, tem mais tendência para continuar a sê-lo em adulto.
Rosa Mota, Campeã Olímpica, falou um pouco de como fez o seu percurso no atletismo, referindo que sempre teve muita atenção com a sua saúde e que mesmo na alta competição, "nunca soube o que é o limite".
Sempre humilde, simpática e sempre com um sorriso, muito em especial para as crianças, falou da importância da actividade física e mostrou confiança de que, os valores apresentados sobre excesso de peso e obesidade nos Açores mudem em breve.
A campeã pensa ainda, que as mulheres, sexo mais afectado pelo excesso de peso e obesidade, "estão cada vez mais despertas para a prática de exercício".
Rosa Mota ajudou a promover, na Graciosa, a prática de actividade física, realçando a necessidade da iniciativa própria

Twitter Facebook Favorites More