Traduzir

Rádio Graciosa


11 maio 2007

- “Missão Açores, preservação da identidade Açoreana”, é este o mote do Encontro Luso-Brasileiro de Educação, Arte e Cultura.



A Sessão de abertura e homenagens, do Encontro Luso-Brasileiro de Educação, Arte e Cultura, sob o mote “Missão Açores, preservação da identidade Açoreana”, teve lugar ontem à noite no Centro Cultural da Graciosa
Jorge Cunha Director do Museu foi a primeira entidade a dirigir a palavra aos presentes, congratulando-se com a presença da comitiva de Santa Catarina, confirmando que a sua vinda à ilha veio fortalecer as ligações entre os Açorianos e os Catarinenses.
José Aguiar, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, felicitou a abertura deste evento na Graciosa, dando as boas vindas à comitiva Brasileira. Foi ainda entregue a José Aguiar, em nome do Prefeito de Santa Catarina, um diploma da autarquia Catarinense e um livro de dois ilustres de Santa Catarina, com raízes açorianas.
Vilca Merízio, coordenadora geral do encontro, confirmou que o grupo escolhido para integrarem o encontro luso-brasileiro de Educação, Arte e Cultura é um grupo bastante ecléctico e todos vêm imbuídos de conhecer os Açores nos dias de hoje, uma vez que já conhecem a história dos Açores.
Apesar do pouco tempo que vão passar na Graciosa, Vilca Menizio, confirmou que a preservação da identidade Açoreana, será reforçada com esta visita, a São Miguel e à Graciosa, uma vez que serão levados e transmitidos em Santa Catarina, a verdadeira tradição dos Açores, os saberes, costumes actuais, a própria fala, como sejam, expressões, verbos, etc. Vilca Merizio, explicou ainda que se pretende clarificar algumas situações que estejam a ser mal transmitidas aos descendentes de Açoreanos, de forma que com o tempo não se apague de vez a verdadeira tradição dos antepassados, que emigraram para Santa Catarina.
Vilca Merízio, na palestra, falou aos presentes, sobre vários aspectos de Santa Catarina, como; a geografia, o clima, a cultura, o ensino, as várias etnias, da exportação, música, na música foi presente um tema com o nome “Opereta do Mané”, uma canção que conserva muitas das expressões e sotaque dos açoreanos que povoaram Santa Catarina. Falou também sobre a população Catarinense que conserva a tradição Açoreana.
Depois da palestra foi apresentada uma peça de teatro “Eus e Nós”, do Grupo GIRA de Florianópolis, de Santa Catarina. Sandra Prósdocimo, Directora artística do referido grupo, explicou que a missão do grupo na “Missão Açores”, mote do encontro luso-brasileiro, é a de levar o publico a reflectir sobre a vida e encontrar qual o modo de cada um de nós alcançar a “paz”.
Esta manhã, prosseguiram os eventos, promovidos pelo encontro luso-brasileiro de educação, arte e cultura, com um Recital de poesia: musica, declamação e leitura de autores brasileiros e açorianos, no auditório da Escola Secundária da Graciosa.
Ainda hoje terá lugar, das 17h00 às 19h00, na Filarmónica Recreio dos Artistas uma aula de dança de salão e às 22h00, também na sede da Filarmónica Recreio dos Artistas, decorrera um recital de poesia: música, declamação e leitura.

Twitter Facebook Favorites More