A Greve Geral da Função Pública, que hoje se realiza em todo o país, está a ter na Graciosa uma adesão que se pode considerar não muito significativa.Numa passagem pelos Serviços Públicos da Graciosa, verificámos que no Centro de Saúde, apenas o Serviço de Urgência está a funcionar e na Segurança Social, 90% ndos funcionários estão em greve.
Nos outros serviços, como sejam, Tribunal, Câmara Municipal e EDA, regista-se pouca afluência á greve, estando estes serviços todos a funcionar.
Uma situação que vai prejudicar todas as ilhas açoreanas, prende-se com a greve na SATA, que fez com hoje fosse cancelado de manhã, o voo que estava previsto para a Graciosa, não se sabendo se à tarde se voltará a registar novo cancelamento.
Em relação às escolas da ilha, verifica-se que encontram-se a funcionar, embora com algumas salas de aulas fechadas, fazendo com que algumas crianças fiquem hoje sem escola.
A preparação da greve geral de hoje foi feita no último mês por cerca de 25 mil sindicalistas da CGTP que fizeram quase sete mil plenários por todo o País e contactaram milhares de portugueses para darem a conhecer as razões da luta. O aumento do desemprego e da precariedade, as perdas salariais e de direitos e o agravamento das desigualdades sociais são os principais motivos que levaram a CGTP a marcar a greve geral, defendendo uma mudança de rumo com novas políticas de desenvolvimento económico e social para o País.



quarta-feira, maio 30, 2007
Rádio Graciosa