Vinte e três zonas balneares dos Açores foram, este ano, galardoadas com a Bandeira Azul, certificado de qualidade ambiental que distingue o esforço de diversas entidades na melhoria do ambiente marinho, costeiro, fluvial e lacustre.O concelho da Praia da Vitória foi o que, nos Açores, obteve maior número de galardões.
Na época balnear de 2007, o galardão distingue, ainda, as marinas da Horta, Pêro de Teive, em Ponta Delgada, Vila Franca do Campo, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.
A Ilha Graciosa está mais uma vez fora desta classificação, pois a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa não candidatou as zonas balneares da Graciosa, por não haverem nadadores-salvadores credenciados na ilha para trabalharem nas zonas balneares que teriam Bandeira Azul.
José Aguiar adiantou a Rádio Graciosa que a Câmara Municipal não se candidatou ao Galardão da bandeira azul este ano por a ilha não ter as condições necessárias para isso, embora a Câmara Municipal tenha cumprido uma série de condicionalismos nem tudo depende da boa vontade da Câmara Municipal.
O facto de não existir suficientes nadadores salvadores credenciados na nossa ilha para poder vigiar as zonas balneares, é desde logo o primeiro motivo para a Graciosa não poder concorrer a este galardão.
Têm sido feitas periodicamente análises ás águas e os resultados são favoráveis.
O presidente da Câmara Municipal disse também que uma das principais preocupações desta Câmara é ter as zonas balneares limpas, para que todos as possam utilizar com qualidade.
As zonas balneares da Graciosa estarão no Verão prontas para receber os seus visitantes.



terça-feira, maio 29, 2007
Rádio Graciosa