Traduzir

Rádio Graciosa


10 maio 2007

Governo abre este mês concurso público para dois pontões flutuantes para o Porto de Pescas da Graciosa


O Governo Regional dos Açores, está a elaborar todos os trâmites necessários, para que seja lançado o concurso para aquisição e colocação de dois pontões flutuantes no Porto de Pescas da Graciosa.
Marcelo Pamplona, Sub-Secretário Regional das Pescas, disse à Rádio Graciosa que houve uma mudança no projecto, em relação ao que estava inicialmente previsto. Segundo explicou, as alterações prendem-se com o facto de terem optado por uma estrutura melhor e mais segura, através de estacas e também com "fingers", de forma a permitir um melhor aproveitamento do espaço.
O governante adiantou que até ao final deste mês o concurso será lançado, garantindo que até ao final do ano, o Porto de Pesca da Graciosa receberá os seus pontões.
Marcelo Pamplona referiu ainda que, "tem que haver um processo de forma a aproveitar todo o espaço, para que se potencie todo o sector marítimo da Graciosa", garantindo que tudo será feito dentro dos "timings" adequados, já que esta é uma obra para ficar feita a longo prazo, lembrando que a rapidez não está ligada a processos bem pensados e elaborados.
Sobre a utilização dos dois pontões, Marcelo Pamplona recordou a história da construção do Porto de Pescas que deixou de ter o Núcleo de Recreio no seu projecto devido a uma queixa apresantada à Comunidade Europeia. O Governo pretende encontrar uma solução administrativa para aquela infra-estrutura, de modo a poder ser utilizada por embarcações de pesca e de recreio.
A verdade é que se trata de um porto que se destina fundamentalmente a embarcações de pesca, estando a fazer-se os esforços possíveis para que as embarcações de recreio possam utilizar aquela infra-estrutura.
O governante mostrou-se compreensivo em relação às pretensões dos graciosenses, em especial os ligados à área de recreio náutico, mas disse que as pessoas da Graciosa tem que ser informadas de que se trata uma infra-estrutura portuária, devido a imposições postas pela Comunidade Europeia, durante o seu processo de construção.

Twitter Facebook Favorites More