Traduzir

Rádio Graciosa


14 março 2007

- Lista de espera para consultas de especialidade na Graciosa é grande.


A administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa está empenhada em promover uma formação contínua aos médicos que trabalham na Graciosa.
Os médicos precisam de se manter actualizados, para poderem prestar mais e melhores cuidados aos doentes, objectivo que segundo Helder Baptista, director do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa quer alcançar, independentemente dos custos materiais que isso implica.
A formação dos médicos do Centro de Saúde da Graciosa, será realizada numa parceria com o Hospital de Santo Espirito de Angra do Heroísmo, sendo que o Centro de Saúde garante a estadia e alimentação.
Sobre as listas de espera para as consultas da especialidade, o director do nosso centro de saúde falou de atrasos em especialidades que rondam 1 ano e de algumas em que nem sequer há resposta, uma situação, que Helder Baptista reconhece ser séria, e que tem que ser resolvida.
A drástica redução nas deslocações para consultas de especialidade, é explicada devido às leis que assim o exigem, para além do clima de restrição orçamental que se vive.
Os médicos são agora obrigados a uma maior eficácia na sua actuação, pois uma melhor qualidade implica menos custos. O outro lado da moeda desta situação é o que acontece em alguns casos de risco, que poderão ser fatais e para os quais os médicos terão que estar preparados.
No Serviço de Urgências do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, existe por vezes, uma certa falta de entendimento sobre a que se destina aquele serviço.
Helder Baptista fala de exemplos que fazem muitas vezes duplicar as urgências, levando a grandes custos extra devido a estas situações.
Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa a procurar soluções para diversos problemas, de forma a tornar a prestação de cuidados de saúde, mais eficaz.

Twitter Facebook Favorites More