Traduzir

Rádio Graciosa


13 março 2007

- Graciosenses tem grandes problemas de saúde.

A Graciosa e a sua população padecem de graves problemas de saúde, que na sua maioria tem a haver com o facto da nossa ilha ter uma população maioritariamente idosa.
Helder Baptista, director do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa, falou dos principais problemas de saúde dos Graciosenses, que começam na própria família, como a gravidez, planeamento familiar e crescimento saudável da criança, para além dos problemas aditivos como o álcool, a diabetes e doenças respiratórias, como a asma.
São problemas que fazem com que o cenário da nossa ilha não seja bom, tal como nos confirmou Helder Baptista.
Combater e prevenir os grandes problemas de saúde dos Graciosenses é o grande objectivo do plano de saúde do Centro de Santa Cruz da Graciosa. O documento está pronto, só ainda não foi publicado devido a problemas logísticos.
Segundo Helder Baptista o estilo de vida e a família são os primeiros aspectos a atacar, pois são eles que contribuem para o aparecimento ou prevalência de determinadas doenças.
O alcoolismo e o tabagismo são também problemas cujo combate está a ser programado.
O Centro de Saúde está ainda a preparar a prestação de cuidados ao domicílio, a doentes em situação de dependência, bem como o núcleo de educação para a saúde.
Todos os programas e acções estão preparados para que se iniciem a sua prática.
Todo o pessoal do Centro de Saúde vai trabalhar neste plano de saúde, com vista a melhorar o quadro clinico dos Graciosenses, que segundo Helder Baptista não é suficiente.
Quatro médicos trabalham no centro de saúde da nossa ilha, o que dá uma média de mais de mil doentes por médico, o que não acontece uma vez que o doente tem a liberdade de escolher o seu médico de família.
Quanto ao material, esse está totalmente desactualizado, situação que segundo Helder Baptista vai sendo resolvida gradualmente e à medida que as necessidades vão aparecendo.
Helder Baptista espera que o novo Centro de Saúde traga todas as condições que os Graciosenses precisam.

Twitter Facebook Favorites More