Traduzir

Rádio Graciosa


28 fevereiro 2007

- Graciosa será palco para um projecto inovador para a actividade pecuária a cargo do Governo Regional.

O Governo dos Açores prepara-se para implementar na ilha Graciosa, já durante a segunda quinzena de Março, um projecto que permite desenvolver a técnica da “transferência de embriões” bovinos, considerada da mais alta tecnologia.
O projecto, a implementar pela Secretaria Regional da Agricultura Florestas, vai potenciar a diversificação das actividades pecuárias da Graciosa, capacitando as explorações locais à produção e exportação de animais de alto valor genético, sem qualquer risco sanitário.
O executivo açoriano acredita que a introdução, na ilha, da capacidade de produção de alta genética em bovinos não só irá beneficiar a imagem “Graciosa” como se repercutirá, também, ao nível da produtividade da carne e do leite, com o consequente aumento nos rendimentos dos agricultores.
Este trabalho surge na sequência do workshop e da reunião realizados com os produtores Graciosenses, no passado dia 8, e após os quais o Governo Regional promoveu, ainda, uma jornada de reflexão sobre o elevado estatuto de sanidade animal de que beneficia a Graciosa.
No entender da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, este elevado estatuto sanitário, que resulta do facto da ilha ser considerada livre e oficialmente indemne de doenças animais, oferece à Graciosa “um alto patamar de desenvolvimento a favor da modernidade e do progresso da sua bovinicultura”.
O mesmo departamento governamental faz notar, ainda, que são poucos os territórios da União Europeia que possuem tal qualificação, que é fruto de um trabalho realizado, concertadamente, pelos técnicos dos serviços oficiais e agricultores.

Twitter Facebook Favorites More