O ano de 2006 terminou, sem o Concelho de Santa Cruz da Graciosa ver publicado o seu Plano Director Municipal.
O final de 2006 era o prazo limite apresentado pela Comunidade Europeia, para que todos os concelhos tivessem o seu PDM aprovado e assim poderem usufruir dos Apoios Comunitários.
Recorde-se que em Outubro o PDM de Santa Cruz da Graciosa foi ratificado pelo Governo Regional, tendo seguido depois para publicação em Diário da República, ultimo passo para a sua entrada em vigor, o que no entanto nunca aconteceu até ao ultimo dia de 2006.
Com esta situação, a Graciosa poderá perder cerca de 3 milhões de euros, vindos do Programa Comunitário FEDER, a que ainda tinha direito.
Esta situação deverá marcar o ano que começou esta semana a nível político, pois o PDM de Santa Cruz das Flores foi aprovado pelo Governo de Carlos César depois do da nossa ilha e foi publicado antes do final do ano.
Na reunião de Assembleia Municipal da semana passada, José Aguiar informou, que pediu a Carlos César, numa conversa por telefone, para que tentasse resolver esta situação, para o bem da nossa ilha. O presidente do Governo Regional, respondeu que seria uma questão de dias para a sua publicação, o que não veio a acontecer.A Câmara Municipal já tinha entregue vários projectos, que já estavam a ser analisados de modo a que depois do PDM estar provado tudo fosse mais rápido, situação que fica agora num impasse até se saber se o Município perdeu ou não os três milhões de euros a que tinha direito.



quarta-feira, janeiro 03, 2007
Rádio Graciosa