Traduzir

Rádio Graciosa


15 janeiro 2007

- Governo Regional vai implementar, na Graciosa, um projecto para valorização de produtos agrícolas e agro-alimentares.


O Governo Regional vai implementar, na Graciosa, um projecto para valorização de produtos agrícolas e agro-alimentares que pretende responder às necessidades específicas de aproveitar e dinamizar o diverso potencial rural da ilha para a promoção, modernização, certificação e valorização da produção local.
A iniciativa assenta nas oportunidades e capacidades de que esta ilha dispõe para a produção hortícola e vitícola, com particular destaque para as culturas do alho, meloa, próteas e do vinho de mesa de elevada qualidade e na efectiva possibilidade que estes produtos apresentam, nomeadamente o “alho da Graciosa”, enquanto produtos-âncora de promoção comercial das demais produções agrícolas da ilha.
Para esclarecer os agricultores Graciosenses sobre a estratégia a seguir na consolidação do projecto, o director regional do Desenvolvimento Agrário, Joaquim Pires, esteve na Graciosa, sexta-feira passada com os agricultores locais, na sala de reuniões do Serviço de Desenvolvimento Agrário da Graciosa. Joaquim Pires explicou que o Governo Regional tem por objectivo com este evento em empenhar todos, na valorização dos produtos agrícolas e agro-alimentares através de uma estratégia moderna de valorização dos mesmos e tentar fazer com que esses produtos percorram todas as fases da fileira do produto, atingindo um objectivo pleno para qualificação e valorização dos produtos Graciosenses.
O Director Regional do Desenvolvimento Agrário, reforçou que a Graciosa tem potencial também para o mercado, mas não deixou de lembrar que os agricultores Graciosenses, têm de se interessar por este projecto.
Quanto ao apoio do governo para o arranque deste projecto, Joaquim Pires esclareceu que o grande apoio residirá essencialmente em auxiliar todo um processo de estratégia e permitir nesse mesmo processo que se valorize aquilo que é produzido individualmente, dando um apoio técnico e económico.
Um apoio que estará essencialmente ligado sobretudo à criação da imagem, da marca e também na organização que os produtores terão de mover à volta do projecto de valorização de produtos agrícolas e agro-alimentares, da Graciosa.
Luís Henrique Silva, Presidente da Associação dos Agricultores Graciosenses, confirmou-nos que este é um bom projecto, realçando que este projecto pretende organizar os produtores Graciosenses, nomeadamente aqueles que investem na produção do alho e da meloa.
Contudo confirma que o projecto embora este ano venha um pouco tarde, não deixa de ser aliciante, afirmando que o mesmo vem abrir novos horizontes, com novos mercados, com a organização dos nossos produtores e com a organização dos circuitos de comercialização dos produtos, sem duvida será uma alternativa para contornar muitos dos problemas que os produtores Graciosenses, enfrentam como no caso dos maus transportes que temos e que nos debatemos há muitos anos..
Projecto para valorização de produtos agrícolas e agro-alimentares vem abrir novos horizontes, como novos mercados e com a organização dos nossos produtores e a organização dos circuitos de comercialização dos produtos, sem duvida será uma alternativa para contornar muitos problemas, desde que se organizem os transportes de e para a ilha.

Twitter Facebook Favorites More