Cerca de 4.000 agricultores açorianos receberam, em Dezembro, as verbas referentes aos prémios aos produtos lácteos, à vaca leiteira, ananás, beterraba e chá, no âmbito do POSEIMA, sendo cumprido o calendário antecipadamente estabelecido para respectiva liquidação.
Contactado o Presidente da Associação de Agricultores Graciosenses, Luís Henrique Silva, confirmou-nos que realmente alguns agricultores aqui da ilha, receberam os devidos prémios, à vaca leiteira.
No novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA), o Governo Regional vai aprofundar o incentivo ao rendimento, quer relativamente às organizações de produtores que desenvolvam projectos e iniciativas meritórias, quer directamente aos produtores. Tratam-se dos investimentos prioritários nas áreas das acessibilidades, distribuição de água e energia às explorações, redimensionamento das explorações, rejuvenescimento contínuo dos seus activos, e, em parceria com as organizações de produtores, a adopção das medidas necessárias à moralização e à agregação de produções e de produtores, de forma a obter-se a dimensão necessária à afirmação dos produtos nos mercados, ancorados na marca “Açores”. Luís Henrique Silva, que também esteve em Bruxelas, confirmou estar a par daquilo que o Governo Regional apresentou a Bruxelas e admite estar de acordo com os princípios apresentados. Contudo, afirmou que na altura Bruxelas admitiu não estar disponível em dar incentivos que leve as ilhas maiores em aumentar a sua produção, ao contrário pretendia dar incentivos às ilhas mais pequenas. Resta agora aguardar se as mesmas pretensões apresentadas pelo Governo Regional irão ser cedidas por Bruxelas e se o próximo Quadro Comunitário será aprovado de acordo com as necessidades dos Açores.
A marca Açores é uma vertente importante, segundo afirma Luís Henrique Silva para a dinâmica de mercado, para que as pessoas reconheçam os produtos Açoreanos.



quinta-feira, janeiro 04, 2007
Rádio Graciosa