O galardão de Eco-Escola chegou à Graciosa pela primeira vez para a Escola Secundária da Graciosa já há alguns anos e tem conseguido mantê-lo devido às actividades que proporciona e as preocupações que incute aos seus alunos.
A bandeira de Eco-Escola, é também agora um objectivo para as escolas primárias e jardins de infância, que este ano estão a concorrer ao galardão.
Exemplo disso é o que fez a Escola Básica e Jardim de Infância da Praia, que realizou no passado dia 30, o Conselho de Eco-Escolas.
Foi também realizada uma auditoria pela Ecoteca da Graciosa, com vista a saber o aproveitamento das medidas realizadas naquela escola e o que podem melhorar.
O resultado desta auditoria, foi de 39,5%, sendo que devem realizar mais acções, como por exemplo pôr mais papelões nas salas de aula, usar as folhas de papel dos dois lados para fotocópia, bem como mentalizar para as medidas a ter em casa. As crianças aprendem a fechar a torneira, quando lavam os dentes, como um exemplo de racionalização de água, para além também de atitudes para com o lixo e uso de electricidade.
Segundo conseguimos apurar junto de Helena Pacheco, responsável por este projecto, o objectivo é alcançar na próxima avaliação, pelo menos os 50%, para a Escola conseguir o galardão de Eco-Escola, como reconhecimento do ensino ambiental que é desenvolvido naquele estabelecimento de ensino.
A bandeira de Eco-Escola, é também agora um objectivo para as escolas primárias e jardins de infância, que este ano estão a concorrer ao galardão.
Exemplo disso é o que fez a Escola Básica e Jardim de Infância da Praia, que realizou no passado dia 30, o Conselho de Eco-Escolas.
Foi também realizada uma auditoria pela Ecoteca da Graciosa, com vista a saber o aproveitamento das medidas realizadas naquela escola e o que podem melhorar.
O resultado desta auditoria, foi de 39,5%, sendo que devem realizar mais acções, como por exemplo pôr mais papelões nas salas de aula, usar as folhas de papel dos dois lados para fotocópia, bem como mentalizar para as medidas a ter em casa. As crianças aprendem a fechar a torneira, quando lavam os dentes, como um exemplo de racionalização de água, para além também de atitudes para com o lixo e uso de electricidade.
Segundo conseguimos apurar junto de Helena Pacheco, responsável por este projecto, o objectivo é alcançar na próxima avaliação, pelo menos os 50%, para a Escola conseguir o galardão de Eco-Escola, como reconhecimento do ensino ambiental que é desenvolvido naquele estabelecimento de ensino.



quinta-feira, dezembro 07, 2006
Rádio Graciosa