Traduzir

Rádio Graciosa


20 dezembro 2006

Associações dos Agricultores e jovens Agricultores Graciosenses reuniram-se em época natalícia para um jantar de confraternização

A Associação de Agricultores da Graciosa, reuniu-se ontem com todos os seus associados no Sport Clube Marítimo, para um jantar de Natal. Já que estamos no findar de mais um ano, a Rádio Graciosa junto do Presidente da Associação dos Agricultores Graciosenses, tentou saber o que esperam os agricultores, para o próximo ano, que o Governo cumpra no que diz respeito à área agrícola.Luís Henrique Silva, explicou que aquilo que neste momento esperam do Governo é que, este tenha um empenho cada vez maior naquela que é a política agricola. Luís Silva, defende que há tudo um conjunto de áreas técnicas que interferem directa e indirectamente com o dia a dia do agricultor, como: o emparcelamento, os transportes e o mercado de trabalho. Políticas fundamentais para o bom rendimento e trabalho do agricultor.
João Mendonça, Presidente da Associação de jovens agricultores Graciosenses, afirmou que o principal ponto que esperam ver cumprido é a rede de transportes aéreos e marítimos. Pois para produzir com qualidade e quantidade tem de haver uma boa rede de transportes para a exportação.
O Presidente da Associação de jovens Agricultores mostrou-se satisfeito com a medida que irá entrar em vigor em 2007, pois será comercializada carne IGP, ou seja, os animais passam a ser abatidos na Região, de forma a que não precisam de saírem vivos da Região.
Uma parceria entre o Governo e a Câmara Municipal da Graciosa é uma questão que a Associação dos Jovens agricultores pretende que se realize, para o abastecimento de água à lavoura. Outros problemas que esperam ver resolvidos é o emparcelamento das pastagens da ilha, a elaboração de um perímetro agrário na graciosa e a questão dos caminhos de penetração e florestais para a Graciosa.
No que concerne ao fim das quotas, João Mendonça, considera que tal como até aqui, os jovens Agricultores irão adaptar-se à situação, pois até aqui todas as normas apresentadas pela União Europeia têm sido cumpridas e ultrapassadas.

Twitter Facebook Favorites More