Os deputados Graciosenses participam esta semana no plenário de Novembro da Assembleia Legislativa regional dos Açores, no Faial.
Nesta sessão o grande ponto de destaque é o debate em torno das propostas de Plano e Orçamento da região para 2007, da responsabilidade do Governo Regional dos Açores.
No passado mês de Outubro, o Conselho Ilha Graciosa reuniu-se para emitir parecer sobre o documento e chegou à conclusão que no plano do Governo para 2007, a Graciosa arrecada apenas 2,64% do investimento, a segunda ilha menos contemplada.
O Conselho de ilha verificou, que obras que estavam no comunicado da última visita do governo, não estão contempladas neste plano.
Das obras contempladas para 2007, destacam-se os projectos de hotel, centro de saúde e conclusão das obras na escola secundária.
A verdade é que existe uma diminuição de investimento na Graciosa, bem como no Fundo de Coesão, a que a Graciosa também pertence.
O Conselho de Ilha reivindicou um melhor serviço público de transportes com voo ao Domingo todo o ano e que os novos barcos permitam transporte de passageiros e carga, que possam descarregar em sistema de roll on e roll off.
Ainda sobre este documento importante para a região o PSD Graciosa, criticou o documento, afirmando que “continuamos a ser tratados sem qualquer discriminação positiva e até em muitos casos com muita discriminação negativa”, dando o exemplo dos transportes marítimos e aéreos, que para além de serem maus, são mais caros do que para outras ilhas.Apesar de toda a discussão que vai haver à volta do documento na Assembleia, o documento deverá ser aprovado para maioria PS daquele órgão.



terça-feira, novembro 21, 2006
Rádio Graciosa