Comemorou-se ontem o Dia Nacional do Mar, no Centro Cultural da Graciosa. Dos eventos comemorativos, destacaram-se a palestra subordinada ao tema: “mar e desenvolvimento”, em que o orador foi o director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.
O dia Nacional do mar; o seu Desenvolvimento Sustentável; a definição de mar; o Mar dos Açores em particular; estratégias para o mar e as perspectivas para a sustentabilidade na Região Autónoma dos Açores, foram os temas apresentados por Frederico Cardigos.Com vista o uso adequado de hoje dos recursos do mar, de forma a que não prejudique a vida das gerações futuras, estão a ser estabelecidas medidas, de forma a reconhecer os problemas, qual o uso sustentável permitido e qual o uso adequado do mar.
Estes projectos terão de ser compilados, serão seguidamente apresentados às autoridades das duas ilhas, como a todos os cidadãos, o último passo será a apresentação dos mesmos à UNESCO, para a eventual aprovação.
Seguiu-se à palestra, um espectáculo de música e poesia com Fernando Tordo e José Fanha, acompanhados ao piano por António Palma e, no baixo, por Jean Javier. O mar, como fonte de inspiração, a sua vida e a vida de quem o vive foi o mote da poesia e das músicas apresentadas.



segunda-feira, novembro 20, 2006
Rádio Graciosa