Traduzir

Rádio Graciosa


09 novembro 2006

Cerca de 52 por cento dos activos das empresas privadas açorianas com menos de 35 anos

Cerca de 52 por cento dos 51.263 trabalhadores empregados, em 2005, nas empresas privadas dos Açores com actividade nos sectores secundário e terciário tinham menos de 35 anos, revela um relatório do Observatório do Emprego e Formação Profissional.
Segundo a mesma fonte, que destaca o facto da população activa açoriana ser bastante jovem, apenas 6,1 por cento dos trabalhadores colocados, o ano passado, nas empresas privadas açorianas daquelas áreas contavam mais de 55 anos.
Em 2005, as ilhas de S. Miguel e Terceira agregavam, no seu conjunto, cerca de 79 por cento dos activos afectos ao tecido empresarial privado dos sectores secundário e terciário nos Açores, verificando-se que 31,7 por cento dos desses trabalhadores eram profissionais qualificados.
Cerca de 43,2 por cento eram profissionais semi-qualificados ou não qualificados e 10,8 por cento quadros superiores e médios, indica o documento do Observatório do Emprego e Formação Profissional.No ano passado, 76,6 por cento dos activos colocados nas empresas privadas açorianas com actividades nos sectores secundário e terciário tinham habilitações literárias até ao 3.º ciclo (nono ano de escolaridade), sendo 4,7 por cento licenciados.

Twitter Facebook Favorites More