Traduzir

Rádio Graciosa


24 novembro 2006

- Associação de Pescadores da Graciosa satisfeita com a manutenção da quota para os Açores

Foi com agrado que a Associação de Pescadores da Graciosa recebeu a notícia de que a quota para o próximo ano, será a mesma deste ano que está a terminar.
A Comunidade Europeia decidiu esta semana, que no biénio 2007/2008, os valores máximos de capturas em vigor nos Açores para o goraz, peixe-espada preto, alfonsim, imperador e abrótea do alto.
As únicas espécies que registam uma diminuição de quota são as dos tubarões de profundidade, que sofreram cortes profundos em todo o Atlântico para todos os Estados-membros, espécies que nos Açores não são capturadas.
Apesar desta boa noticia, a actividade piscatória neste início de Inverno não está a ser boa, pois não há peixe.
Segundo António Benjamim, presidente da Associação de Pescadores, no Verão quando houve goraz ele não foi capturado, para aproveitar a quota para o Inverno, altura em que o valor comercial do goraz é mais elevado, mas não é assim que está a acontecer.
O governo decretou a liberalização da quota a partir de Setembro, com 50 toneladas para a Graciosa, mas agora não há peixe e para além disso desceu o seu valor comercial, estando mesmo mais barato do que no Verão.
Agora que se sabe a quota para o próximo ano, António Benjamim espera que sejam repensados os critérios para a atribuição de quota.
Os critérios por histórico da embarcação, não são totalmente justo, pois segundo António Benjamim, incentivaram à aquisição de novas embarcações, mas depois esses novos barcos não tiveram quase nada de quota do goraz para capturar.
A situação poderá complicar-se ainda mais, quando no próximo ano deverão chegar à Graciosa 6 novas embarcações.
Pescadores graciosenses a passarem por tempos difíceis, com esperança de que o mês de Dezembro seja melhor e que distribuição de quotas seja repensada pelo governo.

Twitter Facebook Favorites More