Começou terça-feira, em Angra do Heroísmo e na Horta, o segundo curso de pós-graduação em Cuidados paliativos.
O curso destina-se a médicos e enfermeiros envolvidos na área de tratamento à dor e que irão integrar as equipas a criar no âmbito do Programa Regional de Cuidados Continuados e Paliativos.
Do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa estão presentes neste curso, Hélder Baptista, director clinico e médico do Centro de saúde santacruzense e a Psicóloga Cristina Cabeceiras.
O segundo Curso de Pós Graduação em Cuidados Paliativos destina-se aos profissionais da saúde das ilhas dos grupos Central e Ocidental.
Hélder Baptista, falou-nos da primeira sessão de formação que decorreu ontem, em que já se começou a preparar os profissionais de saúde para os cuidados paliativos, que não são só para aqueles doentes que estão em fase terminal de vida, mas sim para todos os que tenham doenças que são terminais, o que pode durar semanas, mas também anos.
O objectivo é que a equipa que será formada na Graciosa, possa actuar junto dos doentes, ajudando-o a enfrentar a morte próxima e uma melhor qualidade de vida. O apoio será também prestado à família, de modo a ajudar a encarar melhor o luto.
Um curso que vai decorrer em várias fases, estando previsto o seu terminus só para Fevereiro.
Segundo Helder Baptista, trata-se de uma formação séria, que vai deixar os profissionais de saúde preparados para agirem nas equipas que serão formadas.
A equipa de cuidados paliativos da Graciosa terá como objectivo, tal como as das outras ilhas, a prestação de cuidados paliativos com mais qualidade e de forma organizada.



quarta-feira, outubro 25, 2006
Rádio Graciosa