Traduzir

Rádio Graciosa


18 outubro 2006

Campanha SOS cagarro a decorrer mais uma vez na Graciosa

A campanha “ SOS Cagarro”, ocorre desde 1995 no arquipélago, durante as próximas noites, nos meses de Outubro e Novembro, os cagarros Juvenis, saem do ninho pela 1ª vez, em direcção ao mar, mas infelizmente são muitos que não conseguem chegar ao seu destino, ao sul, no atlântico. È no sentido de alertar as pessoas e sensibilizá-las, para o facto de esta espécie estar em risco, que nos Açores, são feitas acções de sensibilização nesta época. Como no caso da Graciosa a Ecoteca da ilha Graciosa, ser a entidade que se encarrega da acção da sensibilização junto da população Graciosense.
As zonas da ilha onde estes fenómenos mais ocorrerem são, toda a orla costeira da Freguesia de São Mateus, Largo de Guadalupe, Barra, Praça Fontes Pereira de Melo e Barro Vermelho.
Em declarações aos jornalistas, o director regional do Ambiente sublinhou que o cagarro é “uma espécie emblemática para os Açores”, tanto mais que é a ave marinha mais abundante no arquipélago.
Além disso, os “efectivos que se reproduzem nos Açores, cerca de 75% do total, são determinantes para a população europeia”.O objectivo é fazer com que os condutores estejam prevenidos para a possibilidade de avistarem um cagarro na estrada e fazer voltar ao mar o maior número possível das aves.

Twitter Facebook Favorites More