Traduzir

Rádio Graciosa


05 julho 2006

Jovens Agricultores Graciosenses reivindicam atitude política diferenciada no que diz respeito à matéria agrícola.



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, assinou já o protocolo de cooperação com as associações agrícola e de jovens agricultores da Graciosa, que cria condições materiais e estruturais para que estas organizações continuem a desenvolver os serviços de inseminação artificial e de contraste leiteiro na ilha.
O acordo assinado por Noé Rodrigues, prevê a transferência para ambas as associações de um financiamento de 26 mil euros.
Mediante o protocolo, as associações agrícolas ficam obrigadas a assegurar a prestação dos serviços de contraste leiteiro e inseminação artificial a todos os produtores aderentes, a manter e distribuir o sémen destinado aos programas de melhoramento animal e a proceder à recolha de amostras, garantindo a análise das células somáticas ao efectivo pecuário leiteiro dos produtores graciosenses.
Com a sua assinatura, o executivo pretende responsabilizar as associações de produtores na execução de medidas para melhoria do rendimento e das condições sociais dos profissionais do sector agrícola na Região.
João Mendonça, Presidente da associação de jovens agricultores da Graciosa, confirmou a apresentação de um parecer dos jovens agricultores Graciosenses, ao governo regional.
Parecer que pretende transmitir a reivindicação dos jovens agricultores da ilha Branca, para uma postura agrícola para a Graciosa que possibilite o desenvolvimento da ilha, o que passa pela existência de futuras redistribuições de quota leiteira da reserva para os agricultores da Graciosa por via da especificidade dos mesmos.
A associação de jovens agricultores da graciosa, reforça ainda com este parecer, que o desenvolvimento da Graciosa tem por base a capacidade do desenvolvimento da sua agricultura, que por sua vez tem por suporte a produção de leite. Defendem igualmente uma atitude política diferenciada nesta matéria agrícola, para que os agricultores Graciosenses, possam contribuir para o crescimento socioeconomico da ilha Branca.

Twitter Facebook Favorites More