Traduzir

Rádio Graciosa


13 janeiro 2006

- São Miguel com confraria do chá para promover cultura única na Europa.

A primeira confraria do chá do país vai arrancar antes do Verão, na ilha de São Miguel, local onde existem as únicas fábricas e plantações da Europa, para promover uma cultura secular, anunciou hoje a organização.
O responsável pela Fábrica de Chá Porto Formoso, localizada na costa norte da maior ilha açoriana, adiantou à agência Lusa que "a iniciativa inédita e em fase de elaboração" vai integrar várias personalidades dos Açores, agrupando um total de cem confrades.
"Este grupo terá a seu cargo a divulgação da vertente histórica, turística e etnográfica do chá no arquipélago", afirmou José Pacheco, lembrando que as primeiras sementes da planta foram trazidas do Brasil para os Açores, em 1820.
Após um período áureo, em que chegaram a existir em São Miguel dezenas de pequenos produtores e seis fábricas de chá a laborar simultaneamente, actualmente permanecem no activo apenas duas indústrias que, em 2005, produziram um total de 44 toneladas.
Apesar da Fábrica de Chá da Gorreana, que produz ininterruptamente desde 1883, ter uma capacidade máxima de produção de 42 toneladas/ano, em 2005 não foi além das 37 toneladas, quatro das quais exportadas para o Continente, Madeira, Alemanha e Dinamarca.

Twitter Facebook Favorites More